POLÍCIA É SINÔNIMO DE SEGURANÇA?

Pra quem acha que Polícia é sinonimo de segurança, veja o que aconteceu na região dos Jardins, que é uma das mais bem policiadas de São Paulo.

Estudante é baleado após tentativa de assalto nos Jardins

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO "AGORA" - O estudante de comércio exterior do Mackenzie Júlio Bolognesi Sommerhauzer, 21, foi baleado anteontem após reagir a uma tentativa de assalto nos Jardins (zona oeste).

Segundo a Polícia Civil, o estudante foi abordado após estacionar seu carro.

Lutador de jiu-jítsu, ele tentou imobilizar o assaltante, que atirou ao menos quatro vezes, segundo testemunhas.

Um dos tiros atingiu o tórax, perfurou o diafragma e alcançou o estômago.

O ladrão conseguiu fugir.

Sommerhauzer passou por uma cirurgia no hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim médico, ele está consciente e seu estado de saúde é estável.



Escrito por Roger às 16h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




História Mundial da Roupa

Ótima indicação do caderno Ilustrada deste último domingo, o História Mundial da Roupa é um livro de Patrícia Anawalt, editado pela Senac. Seria uma ótima pedida para a Festa do Livro da USP se não tivessem adiado.

=======================================================

Livro traça mapa-múndi da história das roupas

Obra registra evolução e códigos da vestimenta de todos os continentes

Volume mostra como fluxos migratórios, clima e religião ajudaram a difundir técnicas e adereços

VIVIAN WHITEMAN
DE SÃO PAULO

A globalização dos modos de vestir não é um fenômeno do mundo contemporâneo, mas uma tendência que nasceu quando os primeiros humanos descobriram como criar tecidos rudimentares a partir de fibras vegetais e cobrir o corpo com peles.

Partindo dessa tese, o livro "A História Mundial da Roupa" analisa as relações entre trajes e adereços tradicionais de várias partes do mundo.

Com uma pesquisa apurada e mais de mil imagens e ilustrações, a obra de Patricia Rieff Anawalt, diretora do Centro de Estudos de Indumentária do Museu Fowler (Los Angeles), pretende traçar uma rede de influências e mostrar como certas peças e padrões sobreviveram ao tempo e aos modismos.

Num projeto ambicioso, ela dividiu o mundo em dez áreas de "estilo": Oriente Médio, Europa, Ásia Central, Ásia Oriental, Ásia Meridional, Sudeste Asiático, Oceania, América do Norte, América do Sul e África.

Cada capítulo inclui subdivisões. Na parte sul-americana, por exemplo, há páginas dedicadas somente aos índios amazônicos.

REDES DE ESTILO

Destacando dados geológicos e antropológicos, a autora mostra, por exemplo, como os recorrentes fluxos migratórios da África em direção ao Oriente ajudaram a espalhar hábitos e técnicas de tecelagem desde os primórdios da civilização.

Outros fatores, como questões climáticas e religiosas, também entram em jogo na explicação da gênese e da difusão de adereços como os lenços -usados em diferentes culturas como enfeite, proteção e índice de recato.

O livro revela ainda como o impacto visual da roupa (suas cores, materiais e técnicas artesanais) desde sempre esteve ligado a rituais de passagem, como nascimentos e casamentos.

Há curiosidades muito interessantes. Os bordados florais, por exemplo, comuns nos trajes folclóricos do Leste Europeu, seriam um derivado de imagens pré-históricas de deusas da fertilidade.

A figura das deusas muitas vezes era representada com silhuetas de tronco largo e braços feito galhos, as chamadas árvores da vida. Nessas árvores, surgiram desenhos que davam destaque a padrões de flores e plantas, que mais tarde passaram a aparecer sozinhos.

Ao folhear o livro, é claro, saltam aos olhos as diferenças da indumentária usada por povos como os esquimós do Ártico e os nômades da África Central.

Porém, o que emerge desse caldeirão de dados e imagens não é uma colcha de retalhos, mas um sistema grandioso: a vestimenta como um dos códigos de comunicação mais antigos e importantes na história da civilização.

A HISTÓRIA MUNDIAL DA ROUPA

AUTOR Patricia Anawalt

EDITORA Senac

QUANTO R$ 175 (608 págs.)



Escrito por Roger às 16h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


UOL
 
Locations of visitors to this page
Blogs Interessantes:
  Registro Dissonante
  Blog do Bourdoukan
  Peixe Seco
Histórico